O apelo das letras A luta de libertação nacional da Guiné e de Cabo Verde não se fez apenas no campo político e militar. O combate idealizado por Amílcar Cabral e seus companheiros também teve uma vertente cultural. Na verdade, o herói da luta de libertação dos dois países oeste-africanos cedo fez da cultura uma… [Ler]
O Gumbé
O gumbé é, sem dúvida, o género que identifica a Guiné-Bissau em termos musicais, tal como Angola e o seu semba, Cabo Verde e a morna ou Moçambique e a marrabenta. O gumbé está associado a Cacheu, Geba e Bissau, as primeiras zonas urbanizadas e europeizadas do território guineense. São historicamente antigas praças-fortes, entrepostos comerciais… [Ler]
Mondé, a Homenagem Fula ao Gado
Mondé, a homenagem fula ao gado A época das chuvas é uma época de renovação. Os campos e as bolanhas mostram-se em todo o seu esplendor, à espera de serem desbravados. É altura de reagrupar o gado disperso pelas matas e iniciar uma nova etapa na vida do pastor. Entre as crianças e os adolescentes… [Ler]
Kanta-Pó: quando os Balanta escolhem os melhores
Kanta-Pó: quando os Balanta escolhem os melhores O kanta-pó é, a par da luta livre e prática de pequenos delitos, como o roubo de gado, das actividades lúdicas mais apreciadas pelos jovens Balantas durante a fase de experimentação, isto é, no período de iniciação à vida adulta. Kanta-pó é uma festa popular e de convívio… [Ler]
Fanado, Casamento e Morte
Fanado, casamento e morte A constatação é dos autores do “Atlas dos Instrumentos Tradicionais da Guiné-Bissau”(9): “Na Guiné-Bissau, cada um, no interior da sua etnia, aprende os cantos e as danças que lhe estão destinadas conforme o sexo, o facto de pertencer a esta ou aquela classe de idade, ou conforme a sua função social.”… [Ler]
As Cantigas de Mandjuandadi
As cantigas de mandjuandadi * As mandjuandadi são colectividades, associações ou grupo de pessoas da mesma idade ou da mesma geração que se organizam para confraternizações e apoio mútuo em ocasiões ou circunstâncias diversas. Porém, na voz das nossas garandi (as mais velhas), mandjuandadi é mais do que uma associação de pessoas, é silistia, isto… [Ler]
Sambalá Kanuté, a Referência Mandinga
Sambalá Kanuté, a referência mandinga Nascido no seio de uma família djidiu na região de Bafatá, Sambalá Kanuté revelou os dotes para a música há mais de 30 anos. Tinha oito anos e já tocava guitarra e balafon. “Isso permitiu-me acompanhar o meu irmão Baba e a minha irmã Fatu nas grandes cerimónias tradicionais. Fui-me… [Ler]
Tabato, a Tabanca dos Djidius
Tabato, a tabanca dos djidius Os habitantes de Tabato são, na sua maioria, mandingas. Mas nem sempre foi assim nessa aldeia situada a 12 quilómetros de Bafatá, cidade do leste da Guiné-Bissau, onde Amílcar Cabral, um dos fundadores do PAIGC, nasceu a 12 de Setembro de 1924. “Quando chegaram, só havia Fulas”, lembra Tcherno Djabaté,… [Ler]
A Música Mandinga
A música mandinga Falar da música mandinga é acima de tudo reviver a epopeia mandinga, nomeadamente o Mandé e o Imperador Sundjata Keita, que vem sendo transmitida de geração em geração pelos djidius, entre eles Balla Fasseké. É dele este episódio ocorrido em Kà-ba, algures na África Ocidental, em 1235: “Maghan Sundjata, eu te saúdo,… [Ler]
Os Instrumentos Tradicionais
Os instrumentos tradicionais Na tradição africana, o balafon, a kora ou a flauta são mais do que instrumentos musicais. Por detrás dessa função extra-musical, está a sua “ligação com o mundo sobrenatural”. “Daí ser comum ouvir dizer que é perigoso tocar balafon, kora, kaontim, sussa ou flauta em determinadas horas ou em determinados lugares. Se… [Ler]